segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O "Culto ao Corpo"

É cada vez mais acentuada a preocupação com a aparência física. E este não é um fato comum aos nossos dias. A cultura da beleza tem um histórico bem antigo que nos leva ao início da civilização. É só pesquisar a história grega, por exemplo, com seus mitos, seus deuses e sua cultura que teremos a confirmação desta citação. E desde então, e antes disso, o ser humano tem colocado essa questão muitas vezes, como prioridade em sua vida.
No Brasil, o aumento do número de academias, cirurgias plásticas e clínicas voltadas para os cuidados estéticos, mosta o quanto o brasileiro tem se voltado para essa prática de busca do corpo perfeito. A economia dessa área está em clara ascenção, visto que muitos tem se especializado como forma de lucrar com essa febre. E estatísticas mostram que realmente muito se lucra.
A mídia sempre foi a grande motivadora dessa busca desenfreada pela perfeição estética devido ao desejo de se igualar às celebridades mostradas diariamente como modelos de beleza e perfeição a serem copiadas. Por exemplo, a febre das academias nos anos 80 foi em grande parte motivada pela Popstar Madonna, uma das pioneiras, na época em transmitir a idéia obcessiva de um corpo escultural através de malhação, aeróbica, etc. Esta onda de malhação e de busca por um corpo mais saudável está retornando com força total hoje, após um período de culto a corpos anoréxicos, que até bem pouco tempo era o perfil de beleza estabelecido pela indústria da moda que começou a rever seus conceitos após a morte de jovens modelos com IMC bem abaixo da média aceitável.
Busca-se agora um estilo de aparência mais saudável. As pessoas estão procurando cuidar mais da saúde e melhorar a qualidade de vida através de alimentação balanceada e boas noites de sono que são requisitos fundamentais para uma melhor disposição física e mental. Mas apesar disso, o que sempre pesa mais é a satisfação pessoal de ver refletida no espelho a imagem que agrada a si mesmo e que dá satisfação pessoal, é vestir aquelas roupas menores e se sentir feliz. Porém, para alcançar esse objetivo muitos percorrem um penoso caminho com excelentes resultados, mas ainda existem aqueles que, buscando meios rápidos e fáceis para chegar onde querem, recorrem ao uso de substâncias para o ganho de massa muscular e treino em academias sem estrutura e instrutores pouco capacitados, o que leva à vários outros problemas, que podem acarretar sérios danos à saúde e até levar à morte.
Procurar melhorar a própria imagem com consciência, com meios adequados e do modo correto é valido, aumenta a estima pessoal e melhora a saúde, mas estar bem consigo mesmo não depende só da beleza física, o "Ser" precisa estar em hamonia com o "Ter" para a inteira realização. Uma bela aparência deve vir acompanhada de inteligência, moral e princípios, senão será apenas uma embalagem bonita com um conteúdo sem seventia.

Para mais informações sobre o assunto esteja atento a todas as nossas postagens.

Texto de Andréa da Silva Maia, Adrihelle Teixeira Ventura, Cristiane Rocha Damásio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário