segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Arte e beleza na Grécia






Frinéia, a grande cortesã, que por suas formas perfeitas era glorificada por toda a Grécia, compareceu à festa de Elêusis,em honra de Netuno, velada passeando à beira-mar.
Uma grande multidão acorreu para apreciar a deusa de beleza inigualável. No meio da multidão havia um homem de grande prestígio: o pintor Apeles.
Frinéia desfila pela praia, cada vez mais perto das ondas; de repente, desembaraça-se dos véus e, deusa encarnada como nos primeiros dias do mundo, entra nua no mar. Com êste gesto a Grécia ganhou a obra prima de Apeles: a Vênus Anadiómene.
Nicéas Romeo Zanchett








O NASCIMENTO DE AFRODITE -(Venus)
Afrodite, deusa encantadora, filha de Zeus e de Dione.
Cronos revoltou-se e começou sua última luta contra o pai Urano.
A lenda conta que Afrodite surgiu nas espumas do mar, fecundada pelo sangue de Urano(o Céu). Cronos cortou os órgãos sexuais de seu pai e os deixou cair no mar. Seu sangue misturado às espumas marinhas fez surgir a mais bela das criaturas, a deusa da beleza e da sedução.
Os testículos de Urano, cortados pela espada do filho rebelde, marca eternamente a derrota do pai tirano dando origem à deusa Afrodite a criatura mais formosa que os deuses conheceram.
Após seu nascimento foi levada a Citera e depois à costa de Chipre, onde foi recebida pelas Horas que a vestiram e a enfeitaram para depois conduzí-la à morada dos imortais (Olimpo).
Ao percorrer a costa as flores nasciam sob seus delicados pés.
As lendas sobre Afrodite são muitas e até divergentes. Conta-se tambem que a deusa teria casado com Hefesto, o deus coxo de lemnos, mas que amava Ares, o deus da guerra.
Dos seus inumeros amores adúlteros nasceram Eros(Cupido) e Anteros, Deimos e Fobos(Terror e o Medo) e a Harmonia.
O amor apaixonado de Afrodite pelo belo Adônis causou sua morte. Áries, cego de ciúmes vai destroçá-lo para que Afrodite não possa querer a mais ninguem do que a ele.
Noutras lendas em que a deusa do desejo se vê mais como uma projeção da sua provocação de desejo, conta-se que Afrodite simplesmente surgiu das ondas, despida e formosa junto a Cítara. Não gostando daquele lugar, a deusa do amor e da beleza peregrinou por outros lugares indo parar na ilha de Chipre onde tinha servas e encarregadas de vesti-la e cuidar de sua beleza.
Outra lenda afirma que Afrodite é filha dos amores de Zeus e de Ione, a ninfa de Urano e Géa, ou de Oceano e Tétis.
Para os artistas sua imagem predileta sempre será a bela saindo dentre as ondas do mar navegando na sua concha. Esta versão sempre foi a preferida para representar o triunfo do seu nascimento e a glorificação da sua divindade de beleza inigualável. Nicéas Romeo Zanchett






A MULHER E A ARTE NO MUNDO
NA ANTIGUIDADE:
A Arte grega se inspira no corpo feminino e lhe consagra verdadeiro culto.
A arte romana faz da mulher um modêlo mas, à medida que sua presença espiritual se impões, a pessoa física aparece em função do seu papel no Estado.
NA IDADE MÉDIA:
Até o século X, a mulher é banida da Arte. No século XIV, uma conseqüência do amor cortês é a reabilitação feminina e, em breve seu predomínio reconquistado.
NA RENASCENÇA:
O Culto pagão da Beleza renasce com entusiasmo.
NO SÉCULO XVIII:
O triunfo da Mulher francesa, que reúne às graças do corpo às do espírito.
A MULHER MODERNA:
Haverá ainda para a Mulher um papel a representar, como inspiradora, na Pintura moderna? A música, em compensação, lhe abre os mais belos horizontes.
Em tais períodos surgem as Inspiradoras e as Criadoras. Vamos ver quais foram, no decurso dêsses períodos, as que, pela influência, pelo talento ou gênio, deixaram lembrança mais durável na história das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário